Rusticidade, Produtividade, Performances e Qualidades Maternais, foram as características que levaram a Dão Agro a dedicar-se à criação e selecção de bovinos da Raça Charolesa.

Estávamos em 1997, quando decidimos viajar até Nievre, uma localidade situada numa das áreas nevrálgicas do Charolês em França, para conhecer um exploração referência na criação de bovinos de Raça Charolesa.

Esta viagem mudou o caminho da Dão Agro, ficámos a conhecer toda a mística do universo da raça Charolesa e decidimos que não voltaríamos para Portugal sem alguns animais de elevado valor genético.

Aconteceu então a primeira aquisição de animais inscritos no livro Genealógico da Raça Charolesa, com a importação de dois lotes de vacas de origem Francesa, provenientes da exploração que visitámos na região de Nievre e de grande qualidade genética.

A paixão que levou a Dão Agro à dedicação exclusiva à Raça Charolesa, acompanha-nos todos os dias e faz com que trabalhemos continuamente com o mesmo empenho e organização.

Presentemente contamos com um efectivo de aproximadamente 100 fêmeas reprodutoras, inscritas no Livro Português da Raça Bovina Charolesa e 5 touros das melhores origens genéticas. Os nossos critérios de selecção buscam uma melhoria contínua na facilidade de parto, nas qualidades maternais, nas performances, na produtividade e rusticidade dos animais, contribuindo desta forma para um aperfeiçoamento da Raça Charolesa.

Dão Agro é associada da APCBRC, com o número 213, desde Novembro de 1997 aderiu ao programa de melhoramento da Raça Charolesa, cumprindo o controlo de performances da APCBRC, pelo que trimestralmente efectuamos pesagens e classificações morfológicas, e anualmente o programa de avaliação genética.

Apostamos em animais de elevado valor genético e num rigoroso processo de selecção.

Garantir a homogeneidade dos produtos da nossa exploração particularmente no que se refere ás novilhas e vacas, é a prioridade para a Dão Agro.

Respeitando o “standard” e os critérios da raça é para a Dão Agro primordial a obtenção de vacas com um peso médio entre os 800 e 950kg, com uma conformação óptima ao nível da carne e que favorece a facilidade de parto e as qualidades maternais.

Este trabalho de selecção tem permitido obter animais homogéneos, mantendo e melhorando as características da raça.

O trabalho da Dão Agro tem sido reconhecido e recompensado, regularmente nos concursos da Raça Charolesa em Portugal e além fronteiras, com a obtenção de inúmeros prémios – Prémios de Honra, Prémios Reserva de Honra, Medalhas de Ouro, Prata e Bronze. É um excelente cartão de visita da Dão Agro e um garante para os nossos clientes.

Colocamos a genética ao serviço da sua exploração