A primeira raça aleitante no mundo!

A Raça Bovina Charolesa é autóctone de França, mais precisamente das regiões de Saône-et-Loire e Nièvre. Trata-se de uma raça cujas suas características zootécnicas lhe facultam uma invulgar capacidade de adaptação, o que justifica ser nos dias de hoje uma das raças mais importantes a nível mundial.

Em França o efectivo da raça Charolesa é de cerca de 1,7 milhões de vacas, contudo está já presente em 70 países nos 5 continentes, é sem dúvida reconhecida por todos os bovinicultores do mundo.

Em Portugal encontram-se já inscritas no Livro Genealógico Português da Raça Bovina Charolesa cerca de 1200 fêmeas reprodutoras, espalhadas por todo o território Continental e Açores.

O porquê de toda esta fama?
A produtividade e a capacidade de adaptação são sem dúvida duas das características que têm levado a raça por esse mundo fora.

Qualidades maternais, eficiência alimentar, cruzamento, fertilidade, e rusticidade são as principais particularidades que fazem da Raça Charolesa a mais conceituada.

Estas são algumas das características que têm feito com que se trabalhe continuamente numa melhoria e aperfeiçoamento da Raça Charolesa.

Se pretende conhecer mais desta Raça, contacte-nos!